-
Arquitetos: Vir.Mueller Architects
- Área: 3440 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Andre J Fanthome, Suryan // Dang
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intensa urbanidade de uma megacidade, marcada pela poluição do ar e pela degradação ambiental, apresenta um desafio significativo na criação de ambientes seguros para a educação. Concebido como uma "cápsula", este projeto para uma pré-escola e jardim de infância busca ser um refúgio luminoso e seguro para crianças pequenas durante sua fase de aprendizagem inicial. Estruturados como um conjunto de "células" orgânicas com paredes curvas de tijolos e janelas circulares, os espaços de aprendizagem formam um anel tátil ao redor de um pátio central.
Revestido com ripas de compensado de bétula, que contrastam suavemente com o tijolo, o pátio se torna o espaço central do edifício, coberto por uma tenda e iluminado suavemente por claraboias. Colunas e lajes de concreto expostas, juntamente com pisos de terrazzo que incorporam lascas de pedra, constituem os materiais principais do projeto. Um cilindro de concreto oculta um elevador e serve como uma tela para o jogo de luz e sombra, onde círculos de luz se tornam uma presença cinética em sua superfície curva. O playground na cobertura circunda o pátio com tenda, criando um espaço seguro para as crianças correrem, brincarem, fazerem piqueniques e aproveitarem o sol de inverno.
Valores ecológicos guiaram o projeto do edifício, embora os clientes deixassem claro que a construção sustentável não deveria ser confundida com a obtenção de certificações. Com uma estrutura baixa de três andares, projetada segundo os códigos sísmicos para uma área de Zona 4, o edifício é composto por uma estrutura de concreto armado e paredes internas construídas em um padrão de "rat-trap". Essa configuração possibilitou uma economia significativa de materiais, resultando em quase 35% menos tijolos utilizados. O interior do edifício proporciona um excelente conforto térmico devido à câmara de ar formada na alvenaria, o que resulta em uma carga de ar-condicionado notavelmente baixa.
Todo o envidraçamento externo é protegido por uma treliça de tijolos, garantindo privacidade e eliminando o ofuscamento. Com temperaturas de verão passando de 45°C, o edifício consegue manter uma temperatura interna ambiente entre 32°C e 33°C de forma natural. Além disso, nenhuma tinta foi utilizada em toda a construção, o que significa que todas as superfícies — os pisos de terrazzo e tijolo, as paredes e colunas de tijolo, as lajes de concreto, bem como as portas e corrimãos de bétula — estão em seu estado "natural". Banhado em iluminação natural, o edifício utiliza uma quantidade mínima de luz elétrica durante o dia.
Toda a água utilizada no edifício é direcionada para uma pequena estação de tratamento de esgoto local, onde passa por um tratamento mínimo antes de ser reciclada no jardim de polinizadores que circunda a construção. O processo de construção, que durou dois anos, teve um impacto significativo, oferecendo emprego em tempo integral para mais de cinquenta pedreiros, carpinteiros, azulejistas, eletricistas e encanadores. O impacto social e econômico dessa técnica de construção artesanal foi considerável, pois os clientes e arquitetos trabalharam diretamente com artesãos qualificados, sem a participação de empresas de construção comerciais. Essa abordagem, baseada em contratos de longo prazo, garantiu um ambiente de trabalho seguro para todos os envolvidos.
Ao longo das últimas duas décadas, a rápida urbanização da Índia tem levado a uma queda significativa na qualidade do design e da construção. A maior parte da arquitetura é baseada no sistema de contratos "L1", onde o custo mais baixo de construção a curto prazo parece ser o principal fator que impulsiona o crescimento das cidades. No entanto, este projeto, que foi projetado e construído de forma econômica — com custos finais de construção entre $42 e $45 por pé quadrado, incluindo toda a arquitetura e interiores — apresenta uma visão otimista: um design cuidadoso e ético pode reparar o tecido social das cidades sobrecarregadas e revelar novas oportunidades de beleza e desenvolvimento.